Sunday, January 23, 2011

Envelhecimento da pele é a menor de suas preocupações

Alguém disse uma vez: "Um monte de pessoas que esperam uma eternidade de paz, não sei o que fazer com eles mesmos em uma tarde de sábado chuvoso." Parece ser geralmente aceito por um grande número de pessoas que estão entrando em anos que, se só eles podem poupar dinheiro suficiente para a aposentadoria, eles finalmente têm mais tempo de descanso que eles estavam procurando. Enfim, é isso que um amigo meu pensamento. Ele e sua esposa foram capazes de salvar um bom pedaço de dinheiro e quando se aposentou há alguns anos atrás, ele descobriu a sua hora tinha chegado. Mas não foi demasiado muitos meses depois que ele percebeu que, pela primeira vez em sua vida, ele estava seriamente deprimido. Ele estava perplexo. Ele trabalhou a vida inteira pensando que a aposentadoria seria o ponto alto de sua vida, mas isso não era nada parecido com a maneira como ele estava trabalhando fora. Foi quando ele falou comigo sobre a sua situação.

Não demorou muito tempo para descobrir o que estava errado. Até a aposentadoria, dificilmente haveria um dia em sua vida quando ele não tem um monte de desafios que enfrenta-lo. Ele teve um trabalho que o obrigou a resolver problemas constantemente. Resolução de problemas fez cansado - e um dos maiores apelos da aposentadoria foi a idéia de que ele não estaria mais cansado - mas o que ele não pegou para depois da aposentadoria é que a resolução de problemas também fez ele se sentir vivo. Sua depressão, ficou claro para mim, estava sendo causado por uma vida de diversão, desafio-menos.

Então o que fazer. Ele não queria voltar para seu antigo trabalho - ou a qualquer emprego regular - porque a burocracia de que o irritava. Ele pensou sobre o trabalho voluntário e, embora ele gostou da idéia de ajudar os outros, ele tinha medo que a maioria do que ele seria convidado a fazer não seria a solução de problemas interessantes. E então ele veio com uma idéia que acabou por ser brilhante. Ele me perguntou se ele poderia trabalhar para mim - de graça, mas apenas em problemas interessantes. Eu pulei na ideia, porque a minha empresa tinha muitos problemas interessantes que precisava de atenção, mas eu não podia dar ao luxo de contratar alguém para se concentrar sobre eles, então eles simplesmente andava, até que ficou tão ruim que eu tinha que atendê-los. Meu amigo começou a trabalhar para mim há quatro meses, e desde então, as coisas ficaram muito melhor para nós dois - eu tenho problemas de maneira menos, e ele está feliz como uma ostra.

No comments:

Post a Comment