Thursday, April 14, 2011

A beleza de envelhecer

Em uma recente discussão com um grupo de amigos que foi dada a chance, mais uma vez, perceber que o tempo passa muito rápido! De entrar na faculdade de receber um plano de aposentadoria, a vida parece uma viagem de cinco minutos em alta velocidade. Infelizmente, apesar de um agente da lei vai emitir um bilhete de qualquer velocidade, independentemente da idade da pessoa, esta viagem rápida a vida não oferece quaisquer garantias de que em algum ponto, você será forçado a parar e cheirar as rosas. Na verdade, as pessoas com diversas origens e caminhos na vida têm vindo a perceber, embora depois de atingir uma certa idade, que o poder sobre a vida é igual a escolha sobre o envelhecimento.

A maioria de nós já teve a experiência de conversar com uma pessoa mais velha, como um pai, sobre o envelhecimento, apenas para descobrir que às vezes é difícil para eles aceitarem o fato de que eles não são mais de trinta. Por exemplo, meu pai, uma pessoa bastante energético e social, com uma variedade de interesses e hobbies, está sempre ansioso para experimentar as oportunidades da vida com todas as chances que ele recebe. Infelizmente, o fato de que seu estado de saúde, que tem um pouco deteriorado como ele ficou mais velho, não lhe permitem desempenhar essas atividades arriscadas, mas altamente desejado que ele usou para executar com facilidade, que resultou em ele olhar para si mesmo, por vezes, como uma réplica indigno de o que ele costumava ser. Essa percepção, combinada com o fato de que o seu grupo de amigos de aproximadamente a mesma idade mudaram dramaticamente suas escolhas de vida, o levou a manifestar ao longo do tempo uma reclamação sobre a sua incapacidade de realizar, assim como ele fez no passado. Mas, consciente e criativa como é, meu pai conseguiu centrar-se nos parâmetros que lhe permitem continuar a ter seus hobbies e desfrutar do prazer de mergulho, caminhadas, ou barco de pesca sem o sentimento de culpa. Na verdade, seu plano para se manter jovem é uma inspiração para muitos, inclusive eu, que tiveram uma cópia dificuldade com o fato de que o envelhecimento não é algo que pode realmente evitar.

que o seu grupo de amigos de aproximadamente a mesma idade mudaram dramaticamente suas escolhas de vida, o levou a manifestar ao longo do tempo uma reclamação sobre a sua incapacidade de realizar, assim como ele fez no passado. Mas, consciente e criativa como é, meu pai conseguiu centrar-se nos parâmetros que lhe permitem continuar a ter seus hobbies e desfrutar do prazer de mergulho, caminhadas, ou barco de pesca sem o sentimento de culpa. Na verdade, seu plano para se manter jovem é uma inspiração para muitos, inclusive eu, que tiveram uma cópia dificuldade com o fato de que o envelhecimento não é algo que pode realmente evitar.

Primeiro de tudo, ele decidiu sair com os amigos alegres. As pessoas que vêem a sua idade como uma chance de ser capaz de reclamar de alguma coisa já não estão dentro de seu círculo íntimo de amigos. Pelo contrário, ele tem dedicado seu tempo com pessoas de todas as idades que são capazes de ter o prazer de experimentar a vida e entender que a vida é um dom deve-se desfrutar a última gota. Segundo, ele nunca deixou o processo de aprendizagem. Embora ele seja considerado uma pessoa muito bem-educado, ele nunca se opôs a uma proposta para ler algo novo, assistir a uma conferência, ou sair para trocar opiniões sobre qualquer assunto. Com mais de setenta anos nas costas, meu pai é uma daquelas pessoas que constroem a sua sorte e sua habilidade para manter sua mente trabalhando com todas as oportunidades que recebem. "Uma mente ociosa é oficina do diabo", como ele chama. Em terceiro lugar, meu pai querido doce sábio que sabe rir! Ao apreciar as coisas simples, como um filme ou um jantar, ele enche o ar com seu riso alto e bom som, o que torna o rosto todo vermelho até que ele fica ofegante. Mais importante, o meu pai vê todos os dias como uma oportunidade para dizer ao povo que ele se preocupa com o quanto ele ama e usufruí-los.

No comments:

Post a Comment